sábado, 15 de dezembro de 2012

O que é a Química Orgânica?


O que é a Química Orgânica?

O constituinte ácido málico da maçã é orgânico.
Química orgânica é a parte da química que estuda os compostos do elemento carbono, os também chamados compostos orgânicos, que possuem propriedades características. 
Antes de sabermos em que consiste a parte orgânica da química, primeiro vamos saber qual a diferença básica entre a Química Orgânica e a Química Inorgânica.
Substâncias presentes nos organismos vivos são chamadas de compostos orgânicos e as presentes no reino mineral são compostos inorgânicos.
A História da Química Orgânica relata que ela teve início somente no século XVIII, quando um cientista alemão, o químico Friedrich Wohler (1800-1882), deu início aos processos de obtenção de substâncias a partir de produtos naturais.

A síntese de Wohler:

Esse processo ficou conhecido  no mundo inteiro, porque é a partir dele que a Química 
Orgânica surgiu. Tudo começou quando Friedrich Wohler em seus experimentos aquecia cianeto de amônio, que é um sal inorgânico e acabou obtendo a uréia que é uma substância orgânica encontrada na urina de alguns animais.
A química orgânica está presente até em nosso organismo na forma de proteínas, lipídios e carboidratos. A composição do açúcar, da glicose e da celulose se resume em carbono, hidrogênio e oxigênio.
Além de a química orgânica estar presente em todos os seres vivos (em nosso organismo), ela também faz parte de nossa alimentação, através dos chamados compostos orgânicos naturais. Existem centenas destes compostos nos alimentos que ingerimos, como por exemplo, o ácido tartárico presente na uva e o ácido cítrico do limão, todos possuem em suas fórmulas o elemento carbono.
Por Líria Alves De Souza

site de pesquisa: http://www.mundoeducacao.com.br/quimica/o-que-quimica-organica.htm

Nenhum comentário:

Postar um comentário